Casa Notícias Primeiro mototáxi é regularizado pela Prefeitura Municipal de Andradas

Primeiro mototáxi é regularizado pela Prefeitura Municipal de Andradas

3 primeira leitura

A Prefeitura de Andradas regularizou o primeiro mototáxi da cidade. A ideia é que muitos motoristas que estão atualmente em situação irregular, prestando serviços sem seguir as normas federais, busquem melhorar o atendimento e procurem a regularização. Os mototaxistas deverão utilizar crachá com identificação, capacetes, coletes retrorrefletivos e placas vermelhas nos veículos.

Há doze anos como mototáxista, Valdir Pinto de Abreu reconhece a importância da valorização do seu serviço, pois isso fará com que os demais profissionais busquem melhorias para a categoria afim de oferecer um bom serviço aos usuários, visto que há muitos mototáxis irregulares no mercado. Segundo Valdir, o mototáxi é muito utilizado na cidade de Andradas, não só como meio de transporte, mas como forma de entregas e até para serviços bancários.

A lei federal 12.009/2009 dispõe sobre a regularização dos mototaxistas e aponta os requisitos básicos para a questão de segurança do serviço de transporte, entre outras providências. O artigo segundo, do inciso III, por exemplo, afirma que o mototáxista deve ter curso especializado, nos termos da regulamentação do Contran; no IV, a lei afirma que o motorista deve utilizar colete de segurança com dispositivos retrorrefletivos. Conforme a lei, os mototaxistas devem apenas transportar passageiros e mercadorias de volume compatível com a capacidade do veículo. O texto também prevê que o mototáxista deverá ter a carteira de habilitação definitiva por pelo menos dois anos. Consta na lei que cada município poderá ter suas próprias mudanças e requisitos para o motorista conforme as suas necessidades.

Informações prestadas por Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Andradas

Veja também

Imagem peregrina de Nossa Senhora está em Andradas em comemoração 150 anos da imigração italiana

Neste Domingo (23) chegou em Andradas a imagem peregrina de Nossa Senhora em comemoração a…